São João Batista de La Salle


                  


No dia sete de abril deste ano a Igreja celebra a festa de São João Batista De La Salle o grande educador dos meninos e dos jovens. Ele é o fundador dos Irmãos da Doutrina Cristã. Nasceu em Rheims (França) em 1651, de família nobre. Entrou no Seminário de São Sulpício de Paris e foi ordenado padre em 1678 recebendo o título de Doutor em Teologia em 1680.  Entretanto, tendo morrido seus pais, teve de cuidar de seus seis irmãos e da fazenda da família. No início de 1679, João Batista alugou uma casa e fundou uma escola gratuita para meninos. Em 1683 começou a receber professores pobres, definindo um regulamento, por primeiro sobre o modo de comportar-se, depois sobre a oração, a Santa Missa e refeições.


Em 1683 renunciou aos seus bens e em 25 de maio de 1684 fundou  a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, com o objetivo de abrir escolas profissionais e lugares de educação para jovens que viviam nas ruas. No mesmo ano fundou em Rheims a primeira escola para professores. Em 1688 abriu as primeiras escolas em Paris. Em 1692 criou o primeiro noviciado para os irmãos e em 1698 terminou de redigir as regras da Congregação. Esta Congregação é um instituto de irmãos não sacerdotes, ligados com votos, dedicados à educação da juventude.


Nas escolas João Batista introduzia diversas inovações como método de ensino. As lições eram dadas para um grupo, não mais tinham caráter particular; as aulas eram em francês, não mais em latim; aulas específicas de línguas modernas, matemática e ciências; os alunos eram divididos em classes por idade e conhecimento; horários definidos para as aulas,; escolas correcionais  para jovens que haviam cometido crimes; os professores deveriam ter cursado as escolas normais. Todas estas modificações eram absolutas novidades na França naquela época. Porém, nosso santo foi, além disso, desenvolvendo uma Teologia da Educação ao escrever várias obras sobre a educação escolar e espiritual, entre eles destaca-se Guia para Escolas Cristãs, um dos melhores livros de pedagogia do século XVll, que foi dominante nas escolas francês  por mais de um século. Escreveu vários catecismos para o uso escolar. Hoje as escolas e colégios dos Irmãos De La Salle são entre os mais conceituados na Europa.


João Batista teve que lutar muito para receber a aprovação eclesiástica para sua Congregação, mas finalmente a recebeu apesar dos jansenistas. Morreu em 17 de abril de 1719. Foi canonizado em 1900. Foi beatificado em 1888 e canonizado em 24 de maio de 1900, pelo Papa Leão Xlll. Declarado Padroeiro universal dos educadores em 15 de maio de 1950 pelo Papa Pio Xll. O presente autor teve o privilégio de fazer seu ensino fundamental e colegial com os Irmãos De La Salle. Até hoje lembro com carinho e profunda gratidão às aulas dadas pelos irmãos. O exemplo do comportamento que eles me deram. As orações antes e depois de cada aula. Que Deus abençoe essa maravilhosa congregação de irmãos educadores. A influência deles na minha vida foi realmente enorme. Sou profundamente grato.


                                                Pe. Brendan Coleman Mc Donald


                                        Redentorista e Assessor da CNBB Reg.NE1