Relíquias de São Camilo de Lélis são recepcionadas em Crato



 



Por ocasião do Ano Vocacional Camiliano, relíquias de primeiro e segundo graus de São Camilo de Lélis peregrinam, em todo o país, nas casas e obras sociais ligadas à Ordem. É o caso do Hospital São Francisco, em Crato.


Ao fim da manhã desta quinta-feira (14), a imagem peregrina com as relíquias e uma urna foram acolhidas com flores, lenços brancos e hinos de louvor. Elas foram conduzidas, em procissão, pelos padres camilianos Gilmar Antonio Aguiar e Francisco Alves até a recepção do hospital, onde ocorreu um momento de espiritualidade. A relíquia é o fragmento de um osso. Já a urna, contém as ataduras com as quais São Camilo enfaixava a perna direita, acometida por uma doença.  


“Receber, hoje, essas relíquias, é também receber o testemunho e a mensagem de São Camilo, ligadas ao seguimento de Jesus, principalmente neste período em preparação para a Páscoa. Que nós possamos, então, renovar a nossa fé, para sermos, cada vez mais, cuidadosos com aqueles que precisam da graça de Deus que vem, certamente, com a nossa presença”, disse o bispo Dom Gilberto Pastana, que esteve presente à ocasião, junto ao vigário-geral, Padre José Vicente Pinto, o capelão do hospital, Padre José Josias.


As relíquias passarão permanecem na Capela do Hospital São Francisco durante esta quinta (14) e sexta (15). À tarde, visitará a enfermaria. A despedida deve ocorrer amanhã, com missa às oito da manhã.


Peregrinação


Segundo o Padre Francisco Alves, a peregrinação com as relíquias começou há mais de um mês, em Belém, no Pará. De lá, passou por Fortaleza, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Aracaju. Voltando ao Ceará, percorreu as cidades de Crateús, Tauá, chegando a Crato.


O capelão do hospital São Camilo, Padre José Josias, considerou que este é um momento de grande emoção. “Uma alegria enorme receber as relíquias daquele que a gente se espelha para fazer o nosso trabalho de assistência. Com o coração solidário, sendo presença amiga, ministrando os sacramentos, buscamos aliviar as dores dos enfermos”, considerou.


Para saber mais sobre a Ordem dos Camilianos que celebra seu Ano Vocacional, acesse:  https://www.camilianos.org.br/


Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação