Arquidiocese de Fortaleza promove quatro encontro formativo para Comissões Arquidiocesanas dos Pilares

Texto: Secretariado Arquidiocesano de Pastoral
Imagens: Lucivângela Luz

No último sábado, dia 19 de agosto, realizou-se o quarto encontro do projeto de formação e acompanhamento dos trabalhos das Comissões Arquidiocesanas e Equipes das Regiões Episcopais dos Pilares, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”. O evento proporcionou uma rica experiência de aprendizado e reflexão.

A Comissão do Pilar da Palavra desempenhou um papel fundamental ao abordar a relevância da Palavra de Deus na vida do cristão. A assessoria para essa seção foi providenciada pelo Padre Bruno Moreira, que compartilhou percepções valiosos, e o testemunho inspirador da Ir. Juliana Galeno, NJ, sobre a influência da Bíblia em sua vida e vocação. A presença amiga e fraterna de Dom Júlio César, bispo auxiliar e referencial para as pastorais na arquidiocese, fortaleceu nossa jornada.

O encontro também seguiu a dinâmica do projeto, reservando um momento para interações em grupos. Nessa etapa, cada Comissão e as equipes dos pilares tiveram a oportunidade de compartilhar os projetos e iniciativas que estão sendo desenvolvidos tanto em âmbito arquidiocesano quanto nas nove Regiões Episcopais.

É válido enfatizar que a proposta central desses encontros é aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos dos pilares, além de acompanhar, compartilhar e avaliar as ações realizadas tanto em nível arquidiocesano quanto nas Regiões Episcopais. Essa abordagem está em sintonia com o desafio proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), visando o fortalecimento e a ampliação da presença das Comunidades Eclesiais Missionárias.

Nos encontros anteriores, foram abordados os temas “Comunidades Eclesiais Missionárias”, em 11 de fevereiro; “Pilar do Pão”, em 15 de abril; e “Pilar da Caridade”, em 17 de junho. O próximo encontro, agendado para o dia 14 de outubro, tratará do tema do “Pilar da Ação Missionária”.

O comprometimento e o engajamento demonstrados por todos os participantes ressaltam a importância desse projeto para a contínua formação e aprimoramento da ação evangelizadora na arquidiocese.

Confira a galeria de imagens: